Tutoriais Wii
Como Em Quase Todas as Áreas da VGZ Tem Um Tópico Incluindo Muitos Tutoriais, Resolvi Fazer Para o Wii.
• Como criar jogos do Virtual Console para Nintendo Wii
Nesse tutorial irei ensinar como você pode criar seus próprios jogos de Nintendo 64, SNES, NES, Genesis e muitos outros para o Virtual Console do Nintendo Wii, que podem ser instalados em qualquer console, independente se ele tem um modchip / drivechip ou não.
O método utilizado nesse tutorial para criar jogos do Virtual Console é o
método da injeção de código (inject). Os arquivos de jogos do Virtual
Console são compostos de um arquivo .WAD que contém embutidos nele o
emulador e o jogo a ser executado pelo console. Esses jogos são
assinados utilizando a chave pública da Nintendo e se recusam a executar
caso sejam alterados, exatamente por causa dessa assinatura.
No tutorial abaixo você irá aprender como usar programas para injetar roms dentro de arquivos WAD já existentes, assinar-los e instalar-los dentro de seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O pacote do programa Injectuwad - [newsinside.org]Injectuwadv2.3.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- O pacote do arquivo keys.bin - [newsinside.org]key.bin.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Um arquivo .WAD original do Virtual Console;
- A rom que você deseja injetar no arquivo WAD.
O arquivo .WAD original do Virtual Console não pode ser disponibilizado
aqui por motivos de copyright, porém pode ser facilmente encontrado em
sites de torrent ou no emule. Lembrando que você deve utilizar um WAD
diferente para cada tipo de emulador, e um WAD de um emulador não
funciona com outro emulador. Por exemplo, se você deseja criar um jogo
de Virtual Console de Nintendo 64, você irá precisar do WAD de um jogo
do Nintendo 64; Caso deseje criar um jogo de Virtual Console para SNES,
você irá precisar do WAD de um jogo de SNES, e assim por diante.
Atualmente, os melhores WAD para se criar jogos são:
Nintendo 64: ‘Pokemon Snap’ e ‘Sin and Punishiment’;
SNES: ‘Donkey Kong Country 2';
No momento, nenhum outro console ainda é suportado.
Procedimentos:
1.Comece descompactando o pacote do injectuwad em algum lugar do seu
computador. Descompacte o pacote do arquivo keys.bin dentro da pasta
criada no passo anterior, e renomeie-o para ‘common-key.bin’ (sem
aspas). Mova a pasta para a RAIZ do seu computador, no caso, C:\. A
Estrutura resultante será a da imagem abaixo:
2.Copie o arquivo .WAD original do Virtual Console que você deseja
utilizar par a pasta do injectuwad. Renomeie-o para um nome fácil de ser
lembrando e curto. No meu caso, como estou utilizando o .WAD original
do Pokémon Snap 64, irei renomear o arquivo para ‘snap.wad’;
3.Copie a rom que você deseja injetar para a pasta do injectuwad.
Renomeie-a para um nome fácil de ser lembrando e curto. No meu caso de
exemplo irei utilizar a rom do Super Smas Bros para Nintendo 64,
renomeado para ssb.v64;
4.Por fim, renomeie a pasta do programa injectuwad para um nome que
contenha SOMENTE LETRAS e nenhum espaço. No meu caso, irei renomear a
pasta para injectuwad. ESSE PASSO É MUITO IMPORTANTE;
5.A estrutura resultante será a seguinte:
6.Depois de tudo pronto, chegou a hora de criar seu jogo. Essa pode ser a
parte mais difícil para alguns ou a mais simples para outros. Comece
abrindo uma janela do Command Prompt, indo em Iniciar (Start) >
Executar (Run) e digite CMD e tecle ENTER;
7.Uma janela pretinha com alguns textos irá abrir. Digite CD seguido do
caminho da pasta do injectuwad em seu computador. No meu exemplo, como
copiei a pasta para C: e ela chama injectuwad, irei digitar CD
C:\injectuwad e teclar ENTER, como na figura abaixo:
8.Agora que você está na pasta do programa, basta digitar injectuwad
NOMEDAROM NOMEDOWAD e teclar ENTER. No meu exemplo, como meu wad
original foi renomeado para snap.wad, e minha rom para ssb.v64, irei
digitar injectuwad snap.wad ssb.v64, como na figura abaixo:
9.Ao teclar ENTER, a seguinte tela será exibida. Escolha a opção
correspondente. No meu caso, irei apertar 2 para modo Nintendo 64. Se
você tiver criando um jogo de SNES, pressione 1:
10.Pressione 2 (ou 1), e aguarde. Um programa chamado ‘wadtool’ irá
abrir. Clique em “Decrypt” e escolha o arquivo WAD que você está
utilizando no processo e clique em open. No meu exemplo, irei escolher o
snap.wad, como na figura abaixo:
11.Ao clicar em open, o programa wadtool irá começar a trabalhar e seu
PC irá ficar BEM lento. Apenas aguarde o termino do processo do
programa. Uma tela parecida com a tela abaixo irá ser exibida
(dependendo do arquivo que você estiver usando, o texto irá ser
diferente, mais a idéia é a mesma):
12.Repare que na pasta do injectuwad foram criados diversos arquivos com
a extensão .des. Se esses arquivos estiverem lá, está tudo correndo
bem, caso contrário você fez alguma coisa errada no passo 4;
13.Se tudo estiver ok, volte a janela do wadtool clique no X para fechar o programa e voltar a janelinha preta do injectuwad;
14.A janela do injectuwad irá trabalhar que nem louca e aparecerá uma
questão: “Inject to this entry? (y, n)?”. Pressione Y para injetar a rom
em seu arquivo WAD;
15.Mais alguns segundos irão se passar a janela do bannertool irá abrir.
Nessa janela você poderá configurar o nome do seu jogo (o nome que irá
aparecer no canal do Wii). Dentro da janela do bannertool escolha a
opção “Open Banner”, procure pelo arquivo 00000000.app e abra-o:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
16.O programa irá abrir o .app e exibir as strings. Como no exemplo
estou utilizando o WAD do Pokémon Snap, a janela irá mostrar as strings
do Pokémon Snap para mim. Substitua-as pelo nome do jogo que você está
injetando e clique em Save Changes. Recomendo não alterar os campos
‘Banner ID’ e ‘Creator’. O resultado será como o da figura abaixo:
17.Clique no X para fechar o bannertool e voltar a janela do injectuwad.
O programa irá trabalhar mais um pouco e ao final do processo exibirá
uma janela como a abaixo com a mensagem “All done!”:
18.Seu jogo estará salvo na pasta do injectuwad no formato VC-NOMEDAROM.WAD, como abaixo:
19.Pronto! Agora basta instalar o seu jogo .
• Como desinstalar arquivos WAD do seu Nintendo Wii
• Como executar homebrew em seu Nintendo Wii usando o Twilight Hack
• Como executar homebrew em seu Nintendo Wii via Homebrew Channel
Nesse tutorial irei ensinar como estruturar os arquivos dentro de seu SD
Card para executar-los através do Homebrew Channel, uma forma simples e
fácil de se rodar programas homebrew em seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O programa em questão que se deseja executar;
- O Homebrew Channel instalado corretamente em seu console;
- O Meta.xml generator - Link: [newsinside.org]Homebrew_Channel_MetaXML_Editor_v1.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Um SD Card.
Procedimentos:
1.Comece conectando seu SD Card ao seu PC e de preferência formatando-o.
A maioria dos desenvolvedores utiliza o SD Card em FAT16, porém
consegui executar o ScummVM tranquilamente com o SD em FAT32. Caso você
tenha erros de leitura dentro dos programas ou outros problemas,
formate-o em FAT16 como recomendado;
2.Descompacte os programas homebrew que deseja executar em seu
computador. Crie uma pasta chamada ‘apps’ na raiz do SD Card. Dentro
dela, crie quantas pastas forem necessárias para armazenar cada homebrew
que você desejar colocar no Homebrew Channel, nomeando-as como julgar
melhor. Dentro de cada pasta criada, coloque o arquivo .ELF ou .DOL
executável da aplicação renomeado para boot.elf. Depois, crie um arquivo
chamado icon.png de até 128x48pixels e copie para a pasta do programa.
Esse ícone será a figura do programa no Homebrew Channel. Depois crie um
arquivo chamado meta.xml com as informações necessárias sobre o
programa. Utilize o meta.xml que acompanha o canal ou utilize o Meta.xml
Generator. A estrutura final será a seguinte:
Citação:
/apps
|
/ScummVM
|
+-- boot.elf
+-- meta.xml
+-- icon.png
+-- ...
3.Diversos programas homebrew já acompanham seus respectivos meta.xml e icon.png. Verifique sempre antes de criar os próprios, lhe poupando tempo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4.Verifique sempre as condições de instalação de cada programa. Alguns
emuladores por exemplo exigem que suas roms estejam na RAIZ do sdcard e
não dentro da pasta apps. Usaremos como exemplo o GenPlusGX. A estrutura
exigida para que ele rode corretamente via Homebrew Channel é a
seguinte:
Citação:
/apps
|
/GenPlusGX
|
+-- boot.elf
+-- meta.xml
+-- icon.png
/genplus
|
/roms
|
+-- rom1.smd
+-- rom2.smd
+-- ...
/saves
|
+-- save1.sav
+-- ...
5.Em suma: A pasta genplus/roms e /genplus/saves deve ficar na RAIZ do SD, e não dentro de apps.
6.Depois de criada toda a estrutura, basta inserir o SD Card no slot
frontal do seu Nintendo Wii, abrir o Homebrew Channel e uma listagem de
programas será exibida. Escolha o programa desejeado com o Wiimote e
divirta-se!
• Como identificar um Wiikey Pirata
Como já é sabido, existem diversos drivechips para o Nintendo Wii no
mercado, alguns melhores que os outros, outros nem tanto. Mais o que
pouca gente sabe, é que até isso eles estão falsificando.
A falsificação em questão que levaremos em conta nesse tutorial é a do
Wiikey, atualmente um dos melhores drivechips para o Wii disponíveis no
mercado.
Começarei informando que, infelizmente ainda não existe método de
identificar se seu chip é pirata ou não a não ser desmontando o console.
Claro que, você pode simplesmente tentar atualizar seu Wiikey para uma
nova versão, e caso ele pare de funcionar, ele é pirata, mais fazer isso
seria algo como por fogo no papel somente para ver se ele é inflamável
ou não. Você entendeu a idéia.
Pois bem, desmontando seu console e avistando o chip, abaixo estão as
diferenças a serem consideradas ao verificar se seu modchip é pirata ou
não (clique nas fotos para ampliar-las):
- Acabamento
A diferença mais gritante na minha opinião. Você pode reparar na foto
abaixo que a qualidade de produção do wiikey original é bem diferente da
do pirata. As bordas são mal acabadas, os contatos e curvas um pouco
mais “grosseiros” e a impressão da PCB de menor qualidade.
- Posição dos contatos
Como provavelmente seu chip já vai estar soldado no console, esse vai
ser difícil de reparar a não ser que você extraia o mesmo do console ou
pelo menos limpe os campos de solda. Você pode reparar que no chip falso
(O último da figura abaixo) o espaçamento dos contatos é muito maior do
que no original, dificultando um pouco a instalação do mod. Você pode
reparar que no chip original os contatos de solda são dourados e de
melhor qualidade do que dos piratas. Caso seu drivechip não possua os
contatos dourados, pode ser que mesmo assim você possua um Wiikey
original, porém de um lote antigo.
- Impressão da PCB
Diferença pequena, porém facilmente notável. Nos chips originais, as
impressões de marcação de contatos (R3, C1 e C2) são pequenas e bem
impressas sobre a PCB, enquanto que no chip falso as numerações são bem
maiores e mal impressas, se comparado com o original.
- Embalagem
Essa é mais para os distribuidores. O wiikey original e distribuido
somente em embalagens de 10 unidades cada, que além do numero de lote
agora trazem um selo holográfico de identificação em cada chip. O
pirata, normalmente é distribuído em embalagens de 20 unidades, sem
números de série ou lote.
Abaixo temos um comparativo entre todos os modelos de Wiikey disponíveis
atualmente (dois). O antigo, azul com contatos prata e o novo,
esverdeado com contatos dourados. Você pode notar que ambos são
totalmente diferentes se comparados com o pirata no final.
Agora a parte importante: E se eu tiver um chip pirata?
Pois bem, muitos dizem que os piratas possuem praticamente 100% da
funcionalidade do chip original, porém outros vários relatam problemas
como travamentos, aquecimentos do console, incompatibilidade com os
discos de configuração e impossibilidade de updates. O que você pode
fazer caso possua um chip falso é levar seu console onde você comprou e
exigir a devolução do seu dinheiro, ou pelo menos a substituição por um
chip original, para evitar problemas no futuro, como danos permantentes
ao seu drive e até mesmo danos irreparáveis ao console devido ao super
aquecimento.
“Po PEXE! Meu chip é original!”
Parabéns, instale o update 1.9b para o Wiikey e divirta-se jogando o Super Mario Galaxy.
• Como instalar arquivos WAD em seu Nintendo Wii
Nesse tutorial irei ensinar como instalar jogos do Virtual Console ou programas homebrew em formato .WAD em seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O Pacote do WAD Installer para o Wii - Link: [newsinside.org]WAD-Installer_v2.1.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Os arquivos WAD a serem instalados.
- Capacidade de executar o Twilight Hack
Procedimentos:
1.Renomeie o arquivo wad-installer.elf para boot.elf e copie-o para a raiz do seu SD Card;
2.Crie uma pasta na raiz do seu SD Card chamada wad. Copie seus arquivos
.WAD para dentro dessa pasta. Vários arquivos podem ser copiados ao
mesmo tempo;
3.Execute o Twilight Hack. A aplicação irá abrir. Espere aparecer a
confirmação para se apertar Reset. Pressione reset no seu console e a
aplicação começará a instalar os seus arquivos e o console irá reiniciar
automaticamente;
4.Pronto. Seus jogos ou programas homebrew já devem estar sendo exibidos corretamente em seu Wii Channel. Divirta-se!
AVISO: Lembre-se de salvar uma cópia de todos os .WAD instalados
no seu console, pois eles são requeridos caso você deseje desinstalar os
jogos de seu Nintendo Wii.
• Como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii
Com a descoberta do Twilight Hack como o primeiro método de se executar
código não assinado no Nintendo Wii, surgiram diversas ferramentas e
utilitários que faziam a sua vida no mundo homebrew mais fácil. Depois
de um tempo foi lançado o Homebrew Channel, um canal nativo do Wii que
permite que você execute homebrew em seu console via SD Card, sem
necessidade de hacks, modificações e exploits. Nesse tutorial iremos
aprender como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii e como
utilizar-lo.
Esse tutorial parte da premissa que seu Nintendo Wii possua algum tipo
de drivechip para fazer a instalação via DVD, que é a mais fácil e
simples. Caso você não possua um Wii chipado, você ainda poderá instalar
o Homebrew Channel em seu console. No final do tutorial irei trazer uma
explicação específica para esse tipo de caso.
Material Necessário:
- Um Nintendo Wii (chipado ou não);
- Uma mídia DVD+R virgem de ótima qualidade (Sony, TDK) ou de excepcional qualidade (Tayo, Verbatim);
- Um SD Card para colocar as aplicações;
- Espaço livre no seu Wii Channel;
- O download dos discos de instalação do Homebrew Channel -OU- o arquivo .ELF (disponíveis no decorrer do tutorial).
Procedimentos: Método 1 – Instalação via DVD
1.Para esse método, precisaremos de um Wii que seja capaz de ler DVDs
gravados e esteja no máximo rodando o firmware 3.2. Caso seu Wii não
seja chipado, siga as instruções do Método 2;
2.Comece gravando a imagem do DVD do Homebrew Channel correspondente a sua região. O Download das imagens pode ser feito abaixo:
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles USA
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles EUR
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles JAP
3.Certifique-se que você REALMENTE baixou o disco de instalação correspondente ao seu console;
4.Descompacte o pacote em algum diretório do seu computador e grave o
arquivo .ISO contido dentro dele em um DVD+R de boa qualidade. A
gravação pode ser feita com qualquer programa gravador de CDs como o
Nero. Certifique-se que você gravou o conteúdo da ISO (indo em Abrir
> Imagem) e não o arquivo ISO dentro de um DVD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
5.Insira o disco em seu Nintendo Wii, espera que ele carregue no Disc
Channel. Execute-o e siga as instruções da tela para instalação.
Procedimentos: Método 2 – Instalação via .ELF
1.Comece fazendo o download do pacote de instalação do Homebrew Channel no link abaixo:
[newsinside.org]the_homebrew_channel-beta_8.tar.gz - 4shared.com - online file sharing and storage - download
2.Descompacte o pacote e copie o arquivo boot.dolpara a raiz de seu SD Card;
3.Execute o Twilight Hack e o instalador será carregado automaticamente.
Lembrando que para executar o Twilight Hack você irá precisar de um
disco do Zelda Twilight Princess.
E é isso. Divirta-se com todos os belos homebrews já disponiveis para o
Nintendo Wii atualmente, como jogos, emuladores e muitos outros.
• Como instalar o Homebrew Channel no Wii com firmware 4.0
Como já é sabido, depois do update 4.0 do Nintendo Wii o console fica
completamente bloqueado para a instalação de WADs, canais e qualquer
outro conteúdo homebrew. Nesse tutorial irei ensinar como instalar o
Homebrew Channel no Wii com firmware 4.0 usando o hack do BannerBomb.
Aviso: Esse método só funciona se você tiver acesso WiFi (ou internet via adaptador) no seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- Pacote de instalação do Homebrew Channel para firmware 4.0 - Link: [newsinside.org]4.0softmod.rar - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Acesso a WiFi;
Procedimentos:
1.Antes de começar um aviso importante. Esse tutorial NÃO FUNCIONA em
Wiis com certos modelos de placas-mãe. Olhe na etiqueta que fica no seu
console o número serial do mesmo. Se o serial do seu Nintendo Wii
começar com LU64 esse tutorial –NÃO– É COMPATÍVEL COM SEU CONSOLE. Caso
você prossiga, seu console será bricado.
2.Antes de tudo, exclua tudo que está no seu SD antes de fazer o tutorial;
3.Caso seu console seja compatível, comece descompactando o conteúdo do
pacote de instalação na raiz do seu SD Card. Se possível;
4.Com os arquivos colocados no SD, ligue seu console, insira o SD e vá até “Data Management”. Escolha “Channels” e depois “SD”;
5.O BannerBomb será executado e uma mensagem será exibida. Confirme em “YES”;
6.Um programa chamado LoadMii será carregado. Pressione A no Wiimote;
7.Vá até o arquivo “DowngraderIOS35.dol” e execute-o pressionando A.
Escolha a opção “Downgrade IOS35″ e aguarde o final do processo. Depois,
escolha a opção “Exit”;
8.De volta ao LoadMii, execute o Wad Manager 1.4 indo até o arquivo correspondente e pressionando A;
9.Dentro do Wad Manager, escolha as opções normais (não mude nada nas opções de IOS);
10.Instale o arquivo “IOS35.wad”. Aguarde o processo terminar e pressione HOME para sair do Wad Manager;
11.De volta ao LoadMii, abra mais uma vez o Wad Manager 1.4. Dessa vez, na opção para escolher qual IOS usar, escolha IOS35;
12.Dentro do Wad Manager, escolha para instalar o arquivo “CIOSv7.wad”.
Aguarde o processo terminar e pressione HOME para sair do Wad Manager;
13.Mais uma vez rode o Wad Manager 1.4. Dessa vez, escolha para o programa usar o IOS249;
14.Instale os arquivos “IOS36.wad” e o “HBC.wad”. Opcionalmente, instale o “BUL3g.wad” (Backup Launcher Channel);
15.Por fim, feche os programas Wad Manager e depois o LoadMii. Reinicie seu console e o Homebrew Channel estará instalado!
Lembrando que depois do processo você poderá remover os arquivos do SD
sem problema algum. Lembre-se de atualizar o Homebrew Channel depois via
WiFi para que ele sempre tenha as novas opções e correções.
Tutorial extraído e traduzido do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Citação:
Créditos:
Nintendo Wii - NewsInside
Citação:
Atualização
Nenhuma Até Agora
• Como criar jogos do Virtual Console para Nintendo Wii
Nesse tutorial irei ensinar como você pode criar seus próprios jogos de Nintendo 64, SNES, NES, Genesis e muitos outros para o Virtual Console do Nintendo Wii, que podem ser instalados em qualquer console, independente se ele tem um modchip / drivechip ou não.
O método utilizado nesse tutorial para criar jogos do Virtual Console é o
método da injeção de código (inject). Os arquivos de jogos do Virtual
Console são compostos de um arquivo .WAD que contém embutidos nele o
emulador e o jogo a ser executado pelo console. Esses jogos são
assinados utilizando a chave pública da Nintendo e se recusam a executar
caso sejam alterados, exatamente por causa dessa assinatura.
No tutorial abaixo você irá aprender como usar programas para injetar roms dentro de arquivos WAD já existentes, assinar-los e instalar-los dentro de seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O pacote do programa Injectuwad - [newsinside.org]Injectuwadv2.3.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- O pacote do arquivo keys.bin - [newsinside.org]key.bin.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Um arquivo .WAD original do Virtual Console;
- A rom que você deseja injetar no arquivo WAD.
O arquivo .WAD original do Virtual Console não pode ser disponibilizado
aqui por motivos de copyright, porém pode ser facilmente encontrado em
sites de torrent ou no emule. Lembrando que você deve utilizar um WAD
diferente para cada tipo de emulador, e um WAD de um emulador não
funciona com outro emulador. Por exemplo, se você deseja criar um jogo
de Virtual Console de Nintendo 64, você irá precisar do WAD de um jogo
do Nintendo 64; Caso deseje criar um jogo de Virtual Console para SNES,
você irá precisar do WAD de um jogo de SNES, e assim por diante.
Atualmente, os melhores WAD para se criar jogos são:
Nintendo 64: ‘Pokemon Snap’ e ‘Sin and Punishiment’;
SNES: ‘Donkey Kong Country 2';
No momento, nenhum outro console ainda é suportado.
Procedimentos:
1.Comece descompactando o pacote do injectuwad em algum lugar do seu
computador. Descompacte o pacote do arquivo keys.bin dentro da pasta
criada no passo anterior, e renomeie-o para ‘common-key.bin’ (sem
aspas). Mova a pasta para a RAIZ do seu computador, no caso, C:\. A
Estrutura resultante será a da imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 1119x493. |
2.Copie o arquivo .WAD original do Virtual Console que você deseja
utilizar par a pasta do injectuwad. Renomeie-o para um nome fácil de ser
lembrando e curto. No meu caso, como estou utilizando o .WAD original
do Pokémon Snap 64, irei renomear o arquivo para ‘snap.wad’;
3.Copie a rom que você deseja injetar para a pasta do injectuwad.
Renomeie-a para um nome fácil de ser lembrando e curto. No meu caso de
exemplo irei utilizar a rom do Super Smas Bros para Nintendo 64,
renomeado para ssb.v64;
4.Por fim, renomeie a pasta do programa injectuwad para um nome que
contenha SOMENTE LETRAS e nenhum espaço. No meu caso, irei renomear a
pasta para injectuwad. ESSE PASSO É MUITO IMPORTANTE;
5.A estrutura resultante será a seguinte:
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6.Depois de tudo pronto, chegou a hora de criar seu jogo. Essa pode ser a
parte mais difícil para alguns ou a mais simples para outros. Comece
abrindo uma janela do Command Prompt, indo em Iniciar (Start) >
Executar (Run) e digite CMD e tecle ENTER;
7.Uma janela pretinha com alguns textos irá abrir. Digite CD seguido do
caminho da pasta do injectuwad em seu computador. No meu exemplo, como
copiei a pasta para C: e ela chama injectuwad, irei digitar CD
C:\injectuwad e teclar ENTER, como na figura abaixo:
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8.Agora que você está na pasta do programa, basta digitar injectuwad
NOMEDAROM NOMEDOWAD e teclar ENTER. No meu exemplo, como meu wad
original foi renomeado para snap.wad, e minha rom para ssb.v64, irei
digitar injectuwad snap.wad ssb.v64, como na figura abaixo:
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9.Ao teclar ENTER, a seguinte tela será exibida. Escolha a opção
correspondente. No meu caso, irei apertar 2 para modo Nintendo 64. Se
você tiver criando um jogo de SNES, pressione 1:
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10.Pressione 2 (ou 1), e aguarde. Um programa chamado ‘wadtool’ irá
abrir. Clique em “Decrypt” e escolha o arquivo WAD que você está
utilizando no processo e clique em open. No meu exemplo, irei escolher o
snap.wad, como na figura abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 1105x699. |
11.Ao clicar em open, o programa wadtool irá começar a trabalhar e seu
PC irá ficar BEM lento. Apenas aguarde o termino do processo do
programa. Uma tela parecida com a tela abaixo irá ser exibida
(dependendo do arquivo que você estiver usando, o texto irá ser
diferente, mais a idéia é a mesma):
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12.Repare que na pasta do injectuwad foram criados diversos arquivos com
a extensão .des. Se esses arquivos estiverem lá, está tudo correndo
bem, caso contrário você fez alguma coisa errada no passo 4;
13.Se tudo estiver ok, volte a janela do wadtool clique no X para fechar o programa e voltar a janelinha preta do injectuwad;
14.A janela do injectuwad irá trabalhar que nem louca e aparecerá uma
questão: “Inject to this entry? (y, n)?”. Pressione Y para injetar a rom
em seu arquivo WAD;
15.Mais alguns segundos irão se passar a janela do bannertool irá abrir.
Nessa janela você poderá configurar o nome do seu jogo (o nome que irá
aparecer no canal do Wii). Dentro da janela do bannertool escolha a
opção “Open Banner”, procure pelo arquivo 00000000.app e abra-o:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
16.O programa irá abrir o .app e exibir as strings. Como no exemplo
estou utilizando o WAD do Pokémon Snap, a janela irá mostrar as strings
do Pokémon Snap para mim. Substitua-as pelo nome do jogo que você está
injetando e clique em Save Changes. Recomendo não alterar os campos
‘Banner ID’ e ‘Creator’. O resultado será como o da figura abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 835x527. |
17.Clique no X para fechar o bannertool e voltar a janela do injectuwad.
O programa irá trabalhar mais um pouco e ao final do processo exibirá
uma janela como a abaixo com a mensagem “All done!”:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 669x333. |
18.Seu jogo estará salvo na pasta do injectuwad no formato VC-NOMEDAROM.WAD, como abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 1090x490. |
19.Pronto! Agora basta instalar o seu jogo .
• Como desinstalar arquivos WAD do seu Nintendo Wii
• Como executar homebrew em seu Nintendo Wii usando o Twilight Hack
• Como executar homebrew em seu Nintendo Wii via Homebrew Channel
Nesse tutorial irei ensinar como estruturar os arquivos dentro de seu SD
Card para executar-los através do Homebrew Channel, uma forma simples e
fácil de se rodar programas homebrew em seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O programa em questão que se deseja executar;
- O Homebrew Channel instalado corretamente em seu console;
- O Meta.xml generator - Link: [newsinside.org]Homebrew_Channel_MetaXML_Editor_v1.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Um SD Card.
Procedimentos:
1.Comece conectando seu SD Card ao seu PC e de preferência formatando-o.
A maioria dos desenvolvedores utiliza o SD Card em FAT16, porém
consegui executar o ScummVM tranquilamente com o SD em FAT32. Caso você
tenha erros de leitura dentro dos programas ou outros problemas,
formate-o em FAT16 como recomendado;
2.Descompacte os programas homebrew que deseja executar em seu
computador. Crie uma pasta chamada ‘apps’ na raiz do SD Card. Dentro
dela, crie quantas pastas forem necessárias para armazenar cada homebrew
que você desejar colocar no Homebrew Channel, nomeando-as como julgar
melhor. Dentro de cada pasta criada, coloque o arquivo .ELF ou .DOL
executável da aplicação renomeado para boot.elf. Depois, crie um arquivo
chamado icon.png de até 128x48pixels e copie para a pasta do programa.
Esse ícone será a figura do programa no Homebrew Channel. Depois crie um
arquivo chamado meta.xml com as informações necessárias sobre o
programa. Utilize o meta.xml que acompanha o canal ou utilize o Meta.xml
Generator. A estrutura final será a seguinte:
Citação:
/apps
|
/ScummVM
|
+-- boot.elf
+-- meta.xml
+-- icon.png
+-- ...
3.Diversos programas homebrew já acompanham seus respectivos meta.xml e icon.png. Verifique sempre antes de criar os próprios, lhe poupando tempo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
4.Verifique sempre as condições de instalação de cada programa. Alguns
emuladores por exemplo exigem que suas roms estejam na RAIZ do sdcard e
não dentro da pasta apps. Usaremos como exemplo o GenPlusGX. A estrutura
exigida para que ele rode corretamente via Homebrew Channel é a
seguinte:
Citação:
/apps
|
/GenPlusGX
|
+-- boot.elf
+-- meta.xml
+-- icon.png
/genplus
|
/roms
|
+-- rom1.smd
+-- rom2.smd
+-- ...
/saves
|
+-- save1.sav
+-- ...
5.Em suma: A pasta genplus/roms e /genplus/saves deve ficar na RAIZ do SD, e não dentro de apps.
6.Depois de criada toda a estrutura, basta inserir o SD Card no slot
frontal do seu Nintendo Wii, abrir o Homebrew Channel e uma listagem de
programas será exibida. Escolha o programa desejeado com o Wiimote e
divirta-se!
• Como identificar um Wiikey Pirata
Como já é sabido, existem diversos drivechips para o Nintendo Wii no
mercado, alguns melhores que os outros, outros nem tanto. Mais o que
pouca gente sabe, é que até isso eles estão falsificando.
A falsificação em questão que levaremos em conta nesse tutorial é a do
Wiikey, atualmente um dos melhores drivechips para o Wii disponíveis no
mercado.
Começarei informando que, infelizmente ainda não existe método de
identificar se seu chip é pirata ou não a não ser desmontando o console.
Claro que, você pode simplesmente tentar atualizar seu Wiikey para uma
nova versão, e caso ele pare de funcionar, ele é pirata, mais fazer isso
seria algo como por fogo no papel somente para ver se ele é inflamável
ou não. Você entendeu a idéia.
Pois bem, desmontando seu console e avistando o chip, abaixo estão as
diferenças a serem consideradas ao verificar se seu modchip é pirata ou
não (clique nas fotos para ampliar-las):
- Acabamento
A diferença mais gritante na minha opinião. Você pode reparar na foto
abaixo que a qualidade de produção do wiikey original é bem diferente da
do pirata. As bordas são mal acabadas, os contatos e curvas um pouco
mais “grosseiros” e a impressão da PCB de menor qualidade.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 962x900. |
- Posição dos contatos
Como provavelmente seu chip já vai estar soldado no console, esse vai
ser difícil de reparar a não ser que você extraia o mesmo do console ou
pelo menos limpe os campos de solda. Você pode reparar que no chip falso
(O último da figura abaixo) o espaçamento dos contatos é muito maior do
que no original, dificultando um pouco a instalação do mod. Você pode
reparar que no chip original os contatos de solda são dourados e de
melhor qualidade do que dos piratas. Caso seu drivechip não possua os
contatos dourados, pode ser que mesmo assim você possua um Wiikey
original, porém de um lote antigo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 800x870. |
- Impressão da PCB
Diferença pequena, porém facilmente notável. Nos chips originais, as
impressões de marcação de contatos (R3, C1 e C2) são pequenas e bem
impressas sobre a PCB, enquanto que no chip falso as numerações são bem
maiores e mal impressas, se comparado com o original.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 700x800. |
- Embalagem
Essa é mais para os distribuidores. O wiikey original e distribuido
somente em embalagens de 10 unidades cada, que além do numero de lote
agora trazem um selo holográfico de identificação em cada chip. O
pirata, normalmente é distribuído em embalagens de 20 unidades, sem
números de série ou lote.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 700x875. |
Abaixo temos um comparativo entre todos os modelos de Wiikey disponíveis
atualmente (dois). O antigo, azul com contatos prata e o novo,
esverdeado com contatos dourados. Você pode notar que ambos são
totalmente diferentes se comparados com o pirata no final.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 900x1000. |
Agora a parte importante: E se eu tiver um chip pirata?
Pois bem, muitos dizem que os piratas possuem praticamente 100% da
funcionalidade do chip original, porém outros vários relatam problemas
como travamentos, aquecimentos do console, incompatibilidade com os
discos de configuração e impossibilidade de updates. O que você pode
fazer caso possua um chip falso é levar seu console onde você comprou e
exigir a devolução do seu dinheiro, ou pelo menos a substituição por um
chip original, para evitar problemas no futuro, como danos permantentes
ao seu drive e até mesmo danos irreparáveis ao console devido ao super
aquecimento.
“Po PEXE! Meu chip é original!”
Parabéns, instale o update 1.9b para o Wiikey e divirta-se jogando o Super Mario Galaxy.
• Como instalar arquivos WAD em seu Nintendo Wii
Nesse tutorial irei ensinar como instalar jogos do Virtual Console ou programas homebrew em formato .WAD em seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- O Pacote do WAD Installer para o Wii - Link: [newsinside.org]WAD-Installer_v2.1.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Os arquivos WAD a serem instalados.
- Capacidade de executar o Twilight Hack
Procedimentos:
1.Renomeie o arquivo wad-installer.elf para boot.elf e copie-o para a raiz do seu SD Card;
2.Crie uma pasta na raiz do seu SD Card chamada wad. Copie seus arquivos
.WAD para dentro dessa pasta. Vários arquivos podem ser copiados ao
mesmo tempo;
3.Execute o Twilight Hack. A aplicação irá abrir. Espere aparecer a
confirmação para se apertar Reset. Pressione reset no seu console e a
aplicação começará a instalar os seus arquivos e o console irá reiniciar
automaticamente;
4.Pronto. Seus jogos ou programas homebrew já devem estar sendo exibidos corretamente em seu Wii Channel. Divirta-se!
AVISO: Lembre-se de salvar uma cópia de todos os .WAD instalados
no seu console, pois eles são requeridos caso você deseje desinstalar os
jogos de seu Nintendo Wii.
• Como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii
Com a descoberta do Twilight Hack como o primeiro método de se executar
código não assinado no Nintendo Wii, surgiram diversas ferramentas e
utilitários que faziam a sua vida no mundo homebrew mais fácil. Depois
de um tempo foi lançado o Homebrew Channel, um canal nativo do Wii que
permite que você execute homebrew em seu console via SD Card, sem
necessidade de hacks, modificações e exploits. Nesse tutorial iremos
aprender como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii e como
utilizar-lo.
Esse tutorial parte da premissa que seu Nintendo Wii possua algum tipo
de drivechip para fazer a instalação via DVD, que é a mais fácil e
simples. Caso você não possua um Wii chipado, você ainda poderá instalar
o Homebrew Channel em seu console. No final do tutorial irei trazer uma
explicação específica para esse tipo de caso.
Material Necessário:
- Um Nintendo Wii (chipado ou não);
- Uma mídia DVD+R virgem de ótima qualidade (Sony, TDK) ou de excepcional qualidade (Tayo, Verbatim);
- Um SD Card para colocar as aplicações;
- Espaço livre no seu Wii Channel;
- O download dos discos de instalação do Homebrew Channel -OU- o arquivo .ELF (disponíveis no decorrer do tutorial).
Procedimentos: Método 1 – Instalação via DVD
1.Para esse método, precisaremos de um Wii que seja capaz de ler DVDs
gravados e esteja no máximo rodando o firmware 3.2. Caso seu Wii não
seja chipado, siga as instruções do Método 2;
2.Comece gravando a imagem do DVD do Homebrew Channel correspondente a sua região. O Download das imagens pode ser feito abaixo:
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles USA
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles EUR
The Homebrew Channel - disco de instalação para consoles JAP
3.Certifique-se que você REALMENTE baixou o disco de instalação correspondente ao seu console;
4.Descompacte o pacote em algum diretório do seu computador e grave o
arquivo .ISO contido dentro dele em um DVD+R de boa qualidade. A
gravação pode ser feita com qualquer programa gravador de CDs como o
Nero. Certifique-se que você gravou o conteúdo da ISO (indo em Abrir
> Imagem) e não o arquivo ISO dentro de um DVD [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
5.Insira o disco em seu Nintendo Wii, espera que ele carregue no Disc
Channel. Execute-o e siga as instruções da tela para instalação.
Procedimentos: Método 2 – Instalação via .ELF
1.Comece fazendo o download do pacote de instalação do Homebrew Channel no link abaixo:
[newsinside.org]the_homebrew_channel-beta_8.tar.gz - 4shared.com - online file sharing and storage - download
2.Descompacte o pacote e copie o arquivo boot.dolpara a raiz de seu SD Card;
3.Execute o Twilight Hack e o instalador será carregado automaticamente.
Lembrando que para executar o Twilight Hack você irá precisar de um
disco do Zelda Twilight Princess.
E é isso. Divirta-se com todos os belos homebrews já disponiveis para o
Nintendo Wii atualmente, como jogos, emuladores e muitos outros.
• Como instalar o Homebrew Channel no Wii com firmware 4.0
Como já é sabido, depois do update 4.0 do Nintendo Wii o console fica
completamente bloqueado para a instalação de WADs, canais e qualquer
outro conteúdo homebrew. Nesse tutorial irei ensinar como instalar o
Homebrew Channel no Wii com firmware 4.0 usando o hack do BannerBomb.
Aviso: Esse método só funciona se você tiver acesso WiFi (ou internet via adaptador) no seu Nintendo Wii.
Material Necessário:
- Pacote de instalação do Homebrew Channel para firmware 4.0 - Link: [newsinside.org]4.0softmod.rar - 4shared.com - online file sharing and storage - download
- Acesso a WiFi;
Procedimentos:
1.Antes de começar um aviso importante. Esse tutorial NÃO FUNCIONA em
Wiis com certos modelos de placas-mãe. Olhe na etiqueta que fica no seu
console o número serial do mesmo. Se o serial do seu Nintendo Wii
começar com LU64 esse tutorial –NÃO– É COMPATÍVEL COM SEU CONSOLE. Caso
você prossiga, seu console será bricado.
2.Antes de tudo, exclua tudo que está no seu SD antes de fazer o tutorial;
3.Caso seu console seja compatível, comece descompactando o conteúdo do
pacote de instalação na raiz do seu SD Card. Se possível;
4.Com os arquivos colocados no SD, ligue seu console, insira o SD e vá até “Data Management”. Escolha “Channels” e depois “SD”;
5.O BannerBomb será executado e uma mensagem será exibida. Confirme em “YES”;
6.Um programa chamado LoadMii será carregado. Pressione A no Wiimote;
7.Vá até o arquivo “DowngraderIOS35.dol” e execute-o pressionando A.
Escolha a opção “Downgrade IOS35″ e aguarde o final do processo. Depois,
escolha a opção “Exit”;
8.De volta ao LoadMii, execute o Wad Manager 1.4 indo até o arquivo correspondente e pressionando A;
9.Dentro do Wad Manager, escolha as opções normais (não mude nada nas opções de IOS);
10.Instale o arquivo “IOS35.wad”. Aguarde o processo terminar e pressione HOME para sair do Wad Manager;
11.De volta ao LoadMii, abra mais uma vez o Wad Manager 1.4. Dessa vez, na opção para escolher qual IOS usar, escolha IOS35;
12.Dentro do Wad Manager, escolha para instalar o arquivo “CIOSv7.wad”.
Aguarde o processo terminar e pressione HOME para sair do Wad Manager;
13.Mais uma vez rode o Wad Manager 1.4. Dessa vez, escolha para o programa usar o IOS249;
14.Instale os arquivos “IOS36.wad” e o “HBC.wad”. Opcionalmente, instale o “BUL3g.wad” (Backup Launcher Channel);
15.Por fim, feche os programas Wad Manager e depois o LoadMii. Reinicie seu console e o Homebrew Channel estará instalado!
Lembrando que depois do processo você poderá remover os arquivos do SD
sem problema algum. Lembre-se de atualizar o Homebrew Channel depois via
WiFi para que ele sempre tenha as novas opções e correções.
Tutorial extraído e traduzido do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Citação:
Créditos:
Nintendo Wii - NewsInside
Citação:
Atualização
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