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    [Tutorial] CS 1.6 - Como criar plugins para Amx Mod X

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    Mensagem por .:SaSuKe:. 10/27/2010, 20:06

    Para aprender a cliar plugins é necessário conhecer um pouco de programação, conhecer a estrutura e as funções do AMX MOD X, conhecer os paths, a engine do Half-Life, além de saber manipular executáveis e ter noção de cabeçalhos, implementação, operadores, classes, etc.

    Antes de tudo faça o download do progrma AMXX Studio: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    este programa serve para erve para editar e compilar os plugins.

    Instale e abra o AMXX Studio. Geralmente terá um plugin aberto no programa. Apague e comece um novo.

    Inclua a biblioteca que será utilizada. Para isto basta escreva:

    "#include " (sem as aspas)



    Utilize o AMXX Documentation para saber que biblioteca irá precisar e que funções irá usar:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    A biblioteca principal, que tem que ser utilizada em todos os plugins é a amxmodx:

    "#include " (SEM ASPAS SEMPRE QUE COLOCAR)


    Depois de adicionar a biblioteca, escreva a função principal, que no caso do AMXModX se chama plugin_init, e para isto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    Escrever função no AMXModX:

    Primeiramente defina qual tipo de função é. No caso é uma função do tipo PUBLIC. Inicie a função escrevendo da seguinte forma:


    "public nome_da_funcao()
    {
    // espaço aonde será chamada outras funções.
    }"


    No caso da função principal:




    public plugin_init()
    {
    // espaço aonde será chamada outras funções.
    }



    Você já tem a base do plugin, então agora você deve registrar seu plugin. Acesse a página oficial para proceder: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    public plugin_init()

    {

    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
    // a funçao deve ser usada na forma de register_plugin("Nome do
    Plugin","Versao do Plugin", " Nome do Autor" )

    // . . .

    }

    public plugin_init()

    {

    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")

    return PLUGIN_CONTINUE // define que seu plugin continuará rodando...

    }


    Pra este plugin a função principal fazerá nada mais que registraro criador do plugin.


    O plugin se baiseia em mostrar uma mensagem de boas vindas ao usuário quando ele entrar no server. Então o que é necessário para isso?
    É necessário identificar a entrada do usuário no servidor. Exixte uma função pronta para na biblioteca amxmodx, que foi adicionada no início do tutorial.
    Esta função é a client_putinserver(id), que poderá ser iniciada como função pública (PUBLIC): client_putinserver


    public client_putinserver(id) // iniciando a função para identificar
    se o usuario entrou no server, o 'id' representa a indentificaçao
    do usuario, ou seja, quem é ele para o jogo.
    {
    / . . .
    }



    Após saber saber quando o usuário entra no servidor, a próxima etapa é dar as boas vindas. Porém ao entrar, o usuário vê várias outras coisas além do chat. Vamos fazer com que o plugin espere alguns segundos até exibir a mensagem, e para exibi-lá iremos criar uma função, que poderá ser chamada do que você desejar. Neste caso ela será chamada de print_msg.

    Até aqui você já sabe como iniciar a função, então agora você vai continuar a aprender sobre o que será feito dentro dela e pois iremos voltar a função que identifica o usuário quando ele entra no servidor.

    É preciso imprimir a mensagem para o usuário, então use a função client_print (id, tipo_de_mensagem, "mensagem")


    public print_msg(id) // Inciando a funçao feita por voce, ela será public
    e tera como parametro ( o que ta dentro do '()' ) o 'id' do usuário

    {
    client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")

    // aqui é chamada a funçao client_print como explicado acima...
    o segundo parametro 'print_chat' define que a mensagem vai aparecer no
    chat do usuário

    }



    Agora volte à função que identifica o usuário que entra no servidor. O que ela faz: chama a função 'prinr_msg' que irá imprimir a mensagem no chat, com um espaço de tempo de quatro segundos, usando a função set_task (tempo, "função", id):



    public client_putinserver(id)

    {

    set_task(4.0, "print_msg", id)// vai chamar a funçao 'print_msg'
    depois de 4 segundos para o usuário 'id'

    return PLUGIN_CONTINUE // continua a rodar o plugin

    }



    O plugin está pronto, mas o algoritmo é bem básico, então é só você pensar e fazer o que quiser.

    Para concluir, clique em File > Save As e salve com o nome que você quiser. Depois compile o aqruivo clicando na seta verde. Pronto.

    O resultado final deve ser mais ou menos igual a esse:



    #include

    public plugin_init()
    {
    register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }

    public client_putinserver(id)
    {
    set_task(4.0, "print_msg", id)
    //return PLUGIN_CONTINUE
    }



    public print_msg(id)
    {
    client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")
    }



    FLW GALERA ESPERO QUE TENHAM GOSTADO

    THANKS Very Happy






      Data/hora atual: 4/29/2024, 12:09